No último mês de maio, o Facebook fez um anúncio que deixou muita gente preocupada. A rede social de Mark Zuckerberg vai começar a combater posts de má qualidade. Mas, afinal, como se daria esse combate e, mais importante, o que são os tais “posts de má qualidade”?
O QUE SÃO POSTS DE MÁ QUALIDADE?
Os chamados posts de má qualidade seriam spammers, conteúdo falso ou duvidoso, postagens ofensivas, sensacionalistas e práticas conhecidas como fraude virtual. Até mesmo as “fazendas de cliques”, sites feitos apenas para gerar receita com acessos, estão na mira.
Nas palavras do próprio comunicado do Facebook, eles também são publicações “enganadoras”, com pouco conteúdo informativo, ou anúncios disruptivos e chocantes.
CONTEXTO DO ANÚNCIO DO FACEBOOK
O anúncio da rede social com maior número de usuários no mundo, feito no dia 10 de maio, foi motivado pela verdadeira guerra de informação pela qual passamos. A tal crise informativa ganhou contornos mais claros após as últimas eleições para a presidência dos Estados Unidos.
A campanha norte-americana de 2016 evidenciou o grande número de boatos e notícias falsas (as já famosas fake news) espalhados pelo Facebook. A polêmica foi tanta que descobriu-se uma possível influência russa por trás de links duvidosos, que traziam informações sem qualquer nexo com a realidade, produzidas para sustentar pontos de vista políticos específicos.
Esse, inclusive, foi apontado como um dos principais motivos para a vitória do republicano — e falastrão — Donald Trump. E foi justamente o receio em ver essa prática crescer e diminuir a relevância das redes sociais que justificou o comunicado do Facebook.
Na prática, isso quer dizer que a equipe do Facebook deve aumentar sua vigilância tanto sobre anúncios quanto postagens orgânicas. Junto de humanos, a rede vai ter a ajuda de robôs na tarefa.
COMO A MEDIDA INFLUENCIA VOCÊ?
A verdade é que pouca coisa ou nada muda na prática para você ou a página da sua empresa. Segundo o Facebook, a mudança deve ser positiva para as páginas e perfis que não publicam esse tipo de conteúdo de “má qualidade”.
Ainda de acordo com a rede social, o tráfego de páginas ou anunciantes sem relação com posts de baixa qualidade vai aumentar. O raciocínio é de que tais perfis vejam sua audiência subir em detrimento de quem infringe a nova política.
Entretanto, como bem conhecemos o Facebook e sua audiência cada vez mais canalizada para quem investe em posts pagos, o mais provável é que pouco ou nenhum aumento de tráfego seja visto por quem “obedece” suas regras. A notícia boa é a punição àqueles que efetivamente as desrespeitarem.