Emoji é de origem japonesa, composta pela junção dos elementos e (imagem) e moji (letra), e é considerado um pictograma ou ideograma, ou seja, uma imagem que transmitem a ideia de uma palavra ou frase completa. Atualmente, os emojis são muito populares nas redes sociais (Facebook e Instagram) e em comunicações de troca de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, por exemplo.
Os primeiros emojis surgiram no Japão na década de 1990, criados por Shigetaka Kurita, um dos membros da NTT DoCoMo – principal empresa de telefonia móvel do Japão. Os emojis são muito úteis para transmitir mensagens de modo rápido, sem a necessidade de escrever textos explicativos.
Os significados de alguns dos emojis mais populares:
😂: é utilizado para representar uma felicidade ou gargalhada extrema, quando determinada coisa é muito engraçada.
😘: é usado quando alguém deseja mandar um beijo simbólico para outra pessoa, em especial alguém que ame ou tenha um carinho muito grande.
☺️️: este emoji é usado para expressar o embaraço e simpatia ao receber algum tipo de elogio, por exemplo.
😍: este rosto sorridente com dois olhos em formato de coração, é usado para simbolizar o deslumbramento provocado pelo amor ou paixão.
👍: este emoji simboliza a aprovação ou consentimento de uma ideia ou opinião partilhada por outra pessoa.
💃: esta imagem é bastante utilizada principalmente como um convite para festas ou para demonstrar uma vontade de dançar e se divertir dançando.
🙄: pode simbolizar uma cara de desconfiança, sendo normalmente usada como sinal de incredulidade e ceticismo.
😭: este emoji é utilizado em sinal de grande tristeza ou descontentamento em relação a algo. Normalmente associado com desilusões ou perdas.
😱: esta carinha simboliza o espanto ou surpresa em relação a alto. Este emoji lembra a expressão de espanto do famoso quadro “O Grito”, de Edvard Munch.
😉: esta carinha pode simbolizar um ato de cumplicidade ou consentimento, sendo que também é usada como um sinal de paquera.