Há algum tempo temos que lidar com o algoritmo do Instagram, que entrega conteúdo para nossos usuários baseado em suas interações e desejos. No entanto, isso tudo pode estar prestes a mudar.
Alguns usuários e especialistas do mercado, começaram a perceber que existia algo diferente em seus feeds. E não demorou para entenderem que as postagens estavam em ordem cronológica.
Seria só um teste da rede social ou essa novidade veio para ficar? Vamos debater sobre isso! É só continuar a leitura!
Feed cronológico do Instagram: apenas testes?
Como qualquer novidade dessa proporção, o mercado já está especulando sobre. Mas não existe nenhuma certeza, visto que a própria plataforma ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Tudo começou no início de Março, quando alguns usuários começaram a compartilhar imagens de seus feeds com a suposta timeline cronológica.
No entanto, até agora nenhuma dessas imagens está circulando fortemente pelas redes sociais. O que leva novamente a questão: a mudança está realmente acontecendo?
O que sabemos é que o Instagram, e todas outras redes sociais, são conhecidas por sempre fazerem testes, para entender como os usuários respondem a certas funcionalidades e mudanças. Mas nem sempre elas se concretizam, o que certamente pode frustrar muitas pessoas.
Como era antes e o que muda
Se você já é usuário do Instagram, provavelmente conheceu (e sente falta) do feed cronológico.
Basicamente sua timeline seguia uma ordem de postagem, então se alguém postou uma publicação há 10 minutos, ela apareceria obrigatoriamente antes de uma postada há 2 dias, por exemplo.
No cenário atual, o algoritmo leva em consideração três aspectos chave: engajamento, temporalidade e relacionamentos. E no cenário dos testes, apenas a temporalidade seria levada em consideração. Então tudo voltaria como já explicamos.
Mantendo seus resultados com a mudança
Mas calma, esse não é o fim de sua estratégia no Instagram. Muito pelo contrário! Agora você vai ter a oportunidade de avançar o nível de sua estratégia, e vamos te contar como se preparar caso isso se torne uma realidade:
Horários de publicação
Se atualmente queremos entender os horários de maior concentração de nossos usuários, agora isso é ainda mais importante. Por isso, estude sua persona novamente. Como ela se comporta no Instagram? Quais horários elas mais se encontram presentes?
Esse conhecimento será vital para o sucesso ou fracasso de sua estratégia. Conheça sua persona, faça pesquisas e não se contente com o que você já conhece de seu público.
Postagens segmentadas
Tudo bem, agora que já entendemos que os horários de publicação são cada mais importantes. Precisamos nos perguntar: como adaptar minhas publicações aos meus diferentes públicos? Aposte em postagens segmentadas!
Esse tipo de publicação vai te ajudar a atingir de forma personalizada suas personas distintas. Afinal, não é somente um tipo de usuário que segue sua página e essas pessoas possuem hábitos diferentes de acesso ao Instagram.
Pense assim: se sei que uma postagem sobre redes sociais performa melhor com minha persona X, e analisei que ela está no Instagram nos horários Y e Z, invista nisso.
Instagram Stories
Nada foi debatido ainda sobre mudanças no algoritmo do Instagram Stories, então ele irá continuar a ser uma grande aliado de sua estratégia.
Se você ainda não investe em sua estratégia de Stories, pense que esse tipo de conteúdo estará disponível por 24 horas para seu usuário com maior visibilidade que suas postagens. Que só vão ter destaque no exato momento de publicação.
Vida útil das postagens
Uma publicação atualmente tem um ciclo de vida de aproximadamente 6 horas. Depois desse tempo, dificilmente você terá mais resultados significativos. No entanto, com a mudança isso será ainda mais preocupante.
Você provavelmente já viu uma publicação de 4 dias atrás, por exemplo, em seu feed. E apesar de às vezes inconveniente para os usuários, é ótimo para as marcas que conseguem prolongar a visibilidade de suas postagens.
Com a possível volta do feed cronológico, isso não irá acontecer mais. Consequentemente, você terá menos oportunidades de atingir seu público.
Isso te obriga a fazer valer o pouco tempo que você tem de atenção de seu usuário. Por isso, como sempre, faça publicações chamativas e que realmente sejam valiosas para sua persona.
Mas a melhor dica aqui é: pense em conteúdos que vão aumentar o ciclo de atenção de seu cliente com você. Se no Instagram isso está comprometido, garanta que ele interaja com você de outras formas. Leve-o para o seu blog, seu site ou outras redes sociais. Assim você prolonga seu relacionamento com ele, além do tempo que o Instagram te delimitou.
E ai? Preparado para a possível mudança? Queremos deixar claro que tudo não passam de especulações e pode ser que nada disso se concretize. Mas melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?