Após lançar globalmente na última quinta-feira (9) o Messenger Day, mais um rival para o Snapchat — agora, no Facebook Messenger — a rede social liberou o recurso para usuários do Brasil. Desde a noite da última quinta- feira (16) e manhã desta sexta-feira (17), membros brasileiros do Facebook poderão escolher entre as cinco mil molduras, efeitos e stickers. O recurso, que permite compartilhar o seu dia a dia em fotos e vídeos que se apagam em 24 horas, está chegando aos poucos para os usuários. Para usar, basta ter o Messenger instalado no Android ou no iPhone (iOS).

A mudança no mensageiro é mais um esforço do Facebook em se adaptar as novas redes sociais efêmeras, após o sucesso do Snapchat com o público mais jovem. Além do Messenger, WhatsApp e Instagram receberam funções semelhantes: WhatsApp Status e Instagram Stories, respectivamente.

Os posts efêmeros — que duram poucos segundos na tela e só podem ser vistos em um intervalo de 24 horas — se autodestorem sem que o usuário precise acompanhar o processo, sugerindo que o dono da conta faça posts sequenciais sobre a sua rotina que vão sumir no dia seguinte, sem compromisso.

Para ter acesso ao Messenger Day, o usuário deve certificar-se de que atualizou o aplicativo mensageiro. Ao abrir, a função de câmera estará destacada. Para adicionar posts, clique em “Adicionar ao seu Dia”.

Assim como no Instagram, no WhatsApp e no pioneiro Snapchat, o usuário também pode adicionar efeitos, emojis, filtros e outros detalhes como textos e desenhos feitos à mão com recados e máscaras.

Após editar sua foto ou vídeo, você poderá salvar no seu celular, publicar no seu Messenger Day ou enviar para uma pessoa ou grupo específico. Lembre-se: a foto ou vídeo dura apenas 24 horas.