É muito importante ter uma fanpage para atingir seus objetivos profissionais nas redes sociais. Mas você sabe como transformar perfil em fanpage?

Quando falam para você colocar sua empresa nas redes sociais, qual a primeira opção que vem a sua mente?

Foi o Facebook, certo? Se sim, ótimo! Caso você tenha pensado em outra plataforma, ao menos deve ter cogitado a rede inventada pelo Mark Zuckerberg.

Afinal de contas, o Facebook é a mídia social mais usada no mundo (são quase 2 bilhões de usuários ativos mensais, segundo o portal Statista).

Tanto sua popularidade quanto suas funcionalidades fazem com que essa mídia seja adequada para qualquer tipo de empresa que deseja promover seus conteúdos e ofertas e, claro, se relacionar com consumidores e clientes.

No entanto, tem muito empreendedor que, por falta de orientação, acaba usando ou criando um perfil pessoal para os seus fins comerciais.

Isso viola as diretrizes do Facebook, e o acesso à conta pode ser removido de uma vez se a conversão não for feita.

Por isso, vamos mostrar um passo a passo sobre como transformar um perfil e fanpage.

Antes, vamos entender melhor essa questão:

As diferenças entre perfis e fan pages

Talvez ainda não tenha ficado clara a importância de fazer essa mudança. A questão é que os dois tipos de conta atendem a objetivos completamente diferentes.

Enquanto o perfil é orientado para o uso pessoal, a fan page serve para as marcas e empresas divulgarem suas propostas de valor.

O uso do perfil pessoal para promover um negócio, além de proibido pelo Facebook, limita bastante a capacidade de atuação da empresa na rede social.

Por exemplo, você só poderia adicionar até 5 mil amigos; teria que aprovar cada solicitação de amizade enviada; e o perfil só poderia ser administrado se fosse acessado com o seu login e senha.

Já com uma página, você teria a disposição os seguintes recursos:

  • quantidade ilimitada de fãs/seguidores;
  • possibilidade de impulsionar seus posts por meio do Facebook Ads, além de criar outros tipos de campanhas por essa plataforma de anúncios;
  • ter vários administradores para gerenciar sua fan page, e sem precisar logar na sua conta pessoal;
  • novos seguidores curtem a página sem precisar de autorização;
  • oportunidade de instalar aplicativos para melhorar o desempenho da fan page;
  • possibilidade de integração com ferramentas externas, como as de programação de posts e monitoramento;
  • ter a disposição a aba de informações, que é como se fosse o Google Analytics do Facebook. Nele, você pode ver as estatísticas sobre seu público, sua página e sobre os resultados dos seus posts orgânicos e patrocinados.

Ufa! Bem, depois de entender os propósitos e funcionalidades de cada um, ficou mais fácil entender a importância de não usar o perfil pessoal para fazer negócios e, caso isso aconteça, de fazer essa transição.

Agora, vamos aos 5 passos para converter perfis em fan pages. Acompanhe a seguir:

1. Salve as informações do seu perfil pessoal

A primeira coisa a ser feita é o backup dos posts, fotos, vídeos, conversas no bate-papo e outros dados do seu perfil pessoal.

Esse procedimento é necessário porque, durante a transformação, há um pequeno risco de essas informações se perderem.

Para fazer isso, você seguir os seguintes passos:

  1. acesse seu perfil no Facebook e clique na seta que aponta para baixo no canto superior direito da tela;
  2. selecione a opção “configurações”, é a penúltima da lista;Como transformar um perfil em fan page
  3. a página de “Configurações gerais da conta” vai se abrir e, nela, você clicará em “Baixe uma cópia dos seus dados do Facebook”;Como transformar um perfil em fan page
  4. uma outra tela vai carregar e você clicará no botão “Abrir meu arquivo”.

Como transformar um perfil em fan page

Pronto! Pelo menos, esses dados ficam garantidos mesmo com a criação da fan page.

2. Comece o processo de criação de página

Como transformar um perfil em fan page

Para iniciar os trabalhos, acesse a página de migração e, antes de clicar em “Começar”, leia os termos das páginas do Facebook. Prossiga para a próxima etapa.

Só de passar por essa página, sua fan page baseada no perfil estará criada. Mas tem mais coisas para se fazer.

Na próxima tela, você verá a confirmação da mudança, um resumo com os próximos passos e um aviso do Facebook informando o período de 14 para mover as informações de um perfil para o outro.

Como transformar perfil em fan page

Nessa mesma tela, aparece um outro aviso importante: o seu perfil pessoal continuará ativo e poderá ser usado normalmente.

Ao final do processo, você terá tanto uma fan page quanto um perfil pessoal.

Clique em “Começar” e continue.

3. Preencha a descrição da sua nova fan page

Agora, você vai parar na aba “Ferramentas de publicação” e começará a colocar os dados e informações sobre sua marca ou empresa.

São 5 tópicos para serem preenchidos:

  • categoria de negócio;
  • nome da página (geralmente, é o nome da sua empresa);
  • endereço;
  • número de telefone;
  • e uma descrição breve sobre o negócio.

Feito isso, clique em “Próximo” e vá para a próxima tela.

4. Convide seus amigos para curtir a página

Na aba “amigos”, você pode selecionar as pessoas que são amigas do seu perfil pessoal que receberão convites para curtir sua nova página.

Uma lista com os amigos será apresentada e você poderá selecionar todos de uma vez ou ir de um em um.

Caso você tenha muitos amigos em seu perfil pessoal, poderá também usar o campo de pesquisa para ir diretamente nas pessoas que você quer convidar.

Não há muito mistério nessa etapa, portanto, clique em “Próximo” e siga em frente!

5. Insira as fotos e finalize o processo

A última fase é mais simples ainda. A aba de fotos se abrirá e seu trabalho, aqui, é escolher os álbuns e as imagens do seu perfil ou do seu dispositivo que você quer importar para a página.

Quando terminar essa etapa, basta clicar em concluir e o processo de transformação estará completo.

A fan page da sua empresa estará criada e pronta para ser usada com todos os recursos disponíveis.

 

FONTE: Marketing de Conteúdo