Aprenda a fazer diferentes tipos de post no Facebook para encantar o seu público!

O Facebook é a maior rede social do mundo.

Segundo dados recentes, mais de 1.09 bilhões de usuários fazem login na plataforma de Mark Zuckerberg diariamente, o que implica num crescimento percentual de 16% ao ano.

São números impressionantes, não é mesmo? Mas não é só isso.

Por exemplo, o número de likes: são 4.5 bilhões gerados todos os dias.

E, você, como empreendedor, também quer a sua fatia do bolo, não é mesmo?

Nesse post, serão revelados os segredos do engajamento no Facebook e como criar posts que performam bem!

O que é o engajamento?

O engajamento é a principal variável do algoritmo do Facebook, que se refere ao número de interações com um determinado post.

Compartilhamentos, curtidas, comentários, cliques no link, etc.

Isso significa que quanto maior o engajamento de um post, maior será seu alcance.

Quando você para para analisar por um ponto de vista comportamental, faz muito sentido.

Um post compartilhado que agrada a muita gente desencadeia o efeito viralizante, e o algoritmo considera que ele pode ser relevante a um número maior de usuários.

Posts que geram engajamento no Facebook

Mas quais tipos de posts teriam um engajamento grande?

Isso que vamos ver a seguir!

1. Citações

As citações (ou quotes, em inglês) são responsáveis por ótimos índices de engajamento.

Além de curtidas, esse tipo de post é campeão quando se trata de compartilhamentos.

Elas podem ir desde referências de autores consagrados, a trechos de músicas, frases de efeito, epígrafes e passagens de livros.

Geralmente, elas possuem caráter motivacional, mas podem também ter efeito humorístico, didático, entre outros.

No Brasil, Clarice Lispector e Caio Fernando Abreu estão sempre em alta, mas nada impede que você utilize pensamentos de celebridades estrangeiras, como Albert Einstein, Churchill e Gandhi.

É importante pegar também citações de pessoas relacionadas ao seu tema e área. Empresários de sucesso na área, pessoas bem sucedidas, etc..

2. Perguntas

Em muitos aspectos, as redes sociais imitam a vida real.

E é sabido que o ser humano, instintivamente, tende a responder quando é questionado.

Use com sabedoria as suas frases interrogativas e o número de comentários tende a aumentar.

Ah, e não se esqueça: tente construir sentenças breves, assim elas certamente serão lidas no feed de notícias do usuário, que possui uma alta tendência à escaneabilidade.

Certamente, ao detectar uma interrogação, o internauta tem uma grande chance de ser atraído por ela e, possivelmente, deixar a sua resposta, aumentando o alcance do seu post.

Você também pode variar as questões, deixando duas opções para dividir os usuários.

Com as novas opções de interação, muitas fanpages passaram a utilizar os emotions para realizar micro-enquetes.

Use e abuse dos recursos disponíveis!

3. Dicas

Os usuários de internet possuem muitos problemas para os quais buscam soluções.

Portanto, são extremamente engajados por posts que o ajudam na resolução dos mesmos.

Aqui, é válido utilizar a segmentação de nicho: quais são as principais dúvidas do seu público-alvo?

Descubra-as e dê algumas orientações para tornar mais fácil a vida do internauta.

4. Qual legenda você daria para essa imagem?

Um dos tipos de posts que mais geram engajamento no Facebook é a solicitação da participação do usuário.

As pessoas querem mostrar ao mundo toda a sua criatividade, e se puderem fazê-lo na sua página, o benefício é dividido por ambas as partes.

As imagens que costumam ter melhores resultados são as divertidas e engraçadas, que geram altos índices de compartilhamentos e comentários.

Quando notificados, os amigos do internauta que comentou podem gostar, contradizer e deixar a sua própria sugestão.

5. Complete a frase…

Voltemos à questão da escaneabilidade.

Como sabemos, um feed de notícias é bombardeado regularmente por tudo aquilo que é postado através de perfis pessoais e fanpages.

Então, você precisa se destacar.

Quando um usuário nota algo diferente durante a visualização do feed, ele se sentirá atraído.

Portanto, escreva uma frase e deixe um campo em branco para que o internauta responda.

Assim, você irá capturá-lo e estimulá-lo a interagir com a sua postagem.

6. Memes

Os memes são um dos principais meios para se conseguir bons índices de engajamento nas redes sociais.

Você pode tanto criá-los quanto seguir o fluxo, já que muitos memes circunstanciais surgem diariamente.

Quem não se lembra do vestido que gerou polêmica devido à sua cor ou o meme do John Travolta confuso?

Recentemente, muitas fanpages tiraram proveito do efeito viralizante do meme “Bela, recatada e do lar”, mas a aparição de novos é rotineira.

Há também aqueles que nunca saem de moda, como os tradicionais “forever alone” ou o Freddie Mercury dançando.

Porém, é preciso se manter atento aos acontecimentos globais, pois a qualquer momento um meme pode surgir, como aconteceu com a guerra de memes entre Brasil e Portugal!

7. Temas em alta

A velocidade com que a informação se espalha no ambiente digital é impressionante.

Há notícias e tendências surgindo a cada instante, e você deve estar antenado a tudo que ocorre e se torna popular na internet.

Observe os grandes eventos do momento, notícias que chocam o mundo e tópicos que geraram polêmica.

Os acontecimentos do momento, chamados também de “hot topics”, sempre geram ótimos resultados para uma postagem.

Uma boa ferramenta para observar os assuntos mais comentados é o Google Trends.

8. Imagens

O antigo ditado “uma imagem vale mais do que mil palavras” pode ser levado para o Facebook.

Posts que possuem imagens acopladas tendem a ter performances muito melhores quando comparados às postagens escritas.

Por isso, escolha suas imagens sabiamente, sendo elas complementares ao texto ou acompanhadas de link.

Muitas vezes, elas podem ser utilizadas solitariamente, ou ter o texto incluído na própria imagem.

As imagens são facilmente visualizadas e chamam a atenção do usuário.

Elas podem variar desde fotos, infográficos, montagens e até mesmo elementos promocionais do seu negócio.

Vale lembrar que fotos postadas em tempo real também geram ótimas oportunidades para gerar o máximo de engajamento.

9. Vídeos

Os vídeos possuem as maiores taxas de compartilhamento do Facebook.

Com o recurso do autoplay, que inicia a reprodução de vídeos automaticamente, é muito mais fácil chamar a atenção do usuário.

Os vídeos upados diretamente na rede social possuem melhores performances do que aqueles que linkam para outros sites, como o YouTube.

Então, não hesite em postar vídeos divertidos, informativos e relacionados ao seu negócio.

10. Concursos

Quando você faz concursos regularmente na sua fanpage, a tendência é que os usuários fiquem sempre atentos e retornem à sua página empresarial para buscar mais conteúdo.

Além disso, eles geram excelentes resultados quando se fala em engajamento.

Aqueles que costumam obter melhores performances são aqueles que desafiam o usuário, testam sua criatividade, mas há também algumas técnicas que exigem compartilhamentos, curtidas ou os famigerados “marque aqui um amigo”.

11. Chamadas para a ação

Oriundas do marketing tradicional e muito utilizadas no e-mail marketing e anúncios, as chamadas para a ação são um ótimo meio para gerar engajamento no Facebook.

Elas auxiliam a acionar a alavanca que faz com que o usuário execute alguma ação.

Por exemplo: “comente aqui” ou “clique no link para saber mais”.

Essa estratégia é excelente, pois podem ser direcionada às estratégias que você efetivamente traçou para os seus negócios.

12. Trivias

As trivias são perguntas cujas respostas possuem múltipla escolha.

Elas são divertidas e desafiam o usuário. E, claro, geram muitos comentários!

Você pode até mesmo definir um dia na semana para realizá-las, tornando frequente o acesso do usuário à sua página empresarial.

Você também pode utilizar uma hashtag para segmentar os seus posts, e solicitar que o usuário a utilize na resposta (nos próprios comentários ou na timeline).

13. Links

Há duas formas de se postar um link no Facebook.

Uma delas, a mais recomendada, é no formato acoplado à imagem, assim, ao clicar na própria foto, o usuário é direcionado à página de destino linkada.

É uma ótima maneira de se conseguir tráfego para um site ou blog, principalmente quando o conteúdo agrega valor ao internauta.

A outra é através da postagem da URL no texto.

Geralmente, são usadas quando o administrador pretende utilizar uma imagem diferente no post.

Elas não possuem um visual tão atraente, pois geralmente são muito extensas, mas você pode utilizar um encurtador de URL’s, como o do próprio Google ou o Migre.me.

14. Posts compartilhados por outras páginas

Muitos administradores pensam que não é vantajoso compartilhar conteúdo criado por outras páginas, mas isso não é verdade.

No marketing digital, o usuário vem em primeiro lugar e, portanto, se um concorrente compartilhou algo que seja relevante ao seu público-alvo, não hesite em postá-lo na sua página empresarial.

Essa ação prova que você se importa com o usuário e traz tantos benefícios à sua fanpage quanto àquela em que foi postada originalmente.

15. Histórias

O storytelling é um dos recursos mais engajadores no marketing online.

Conte sobre a sua empresa aos usuários.

Mostre a eles quem são as pessoas que trabalham com você no cotidiano.

Revele cases interessantes, etc.

Elas possuem melhor engajamento quando postadas em formato de vídeo, mas nada impede que você utilize textos e imagens para tal.

 

FONTE: Marketing de Conteúdo