Se você ainda não sabe o que é Inbound Marketing, prepare-se, pois este ano de 2017 será uma expressão recorrente nas discussões sobre marketing online aqui no Brasil. O termo já é muito utlizado lá fora há algum tempo.

O Inbound Marketing é uma estratégia composta por uma série de ações online que têm como objetivo atrair tráfego para um site e trabalhar este tráfego de forma a se converter em Leads ou consumidores efetivos dos seus produtos ou serviços.

Por que Inbound Marketing?

Estamos passando por um momento em que o marketing direto convencional dá lugar ao marketing de relacionamento, onde ao invés de oferecermos diretamente produtos e serviços, o objetivo é criar pontos de relacionamento, para então divulgar nossa proposta de valor. É o que está sendo conhecido como Novo Marketing.

Uma das vantagens do Inbound Marketing é a sua segmentação. Por ser composto por uma série de ações que buscam despertar o interesse do público para a marca, seus produtos ou serviços, o público resultante destas ações é extremamente segmentado. Isso facilita em muito o trabalho de inserção deste público em um funil de conversão.

Como funciona o Inbound Marketing

No Outbound Marketing, a estratégia é uma abordagem direta do cliente para oferecer produtos ou serviços, ou seja, a marca vai em busca do cliente.

No Inbound Marketing a coisa funciona exatamente ao contrário, desenvolvemos conteúdo gratuito e fazemos com que o cliente é que venha ao encontro da marca.

O Inbound Marketing é uma consequência direta da evolução da própria Internet. No momento atual, seja através de ferramentas de busca ou redes sociais, as pessoas assumiram o controle das coisas. São elas que decidem o que querem receber e como vão receber. O resultado é que a porta está sendo fechada para as ações de Outbound Marketing.

Uma estratégia de Inbound marketing é baseada na produção de conteúdo de relevante que é oferecido de forma gratuita através de canais como:
Blogs associados ao site da marca
Mídias sociais como Facebook e Twitter
E-mail marketing