A partir do momento em que você entende o seu cliente, fica mais fácil atrair clientes em larga escala. O primeiro ingrediente essencial para você fazer o marketing da sua empresa é entender o seu cliente.
Você tem que entender o seu cliente como ele, você entende as metas, os problemas e as objeções de compra, ou seja, porque que ele ainda não compraria o seu produto quando conseguir achar o seu conteúdo, que é a isca pra que ele compre de você.
Agora vamos aprender a desenvolver o seu personagem comprador, que é essencial para aprender como atrair clientes. A primeira coisa que você precisa fazer é reunir as informações necessárias para entende-los. E as melhores táticas para isso são:
– Entrevistando clientes pessoalmente ou por telefone para descobrir o que eles gostam sobre o seu produto ou serviço.
– Entrevistando a sua equipe de vendas sobre as ligações e interações com os clientes. Cada interação vai te dar insights para você entender porque os clientes compram ou não compram da sua empresa e o porque.
– Realizando pesquisas com os clientes.
– Analisando os contatos no seu banco de dados para descobrir tendências e entender como que eles chegam até você, quais são os seus problemas, dúvidas e objeções de compra.
– Avaliando os relatórios dos visitantes no seu site com o Google Analytics, por exemplo.
– Entrevistando a sua equipe de atendimento ao cliente ou suporte técnico.
– Monitorando as atividades dos seus clientes nas mídias sociais.