Para ter colaboradores que vendam seu produto ou serviço quando tiverem a oportunidade, mesmo que essa não seja a sua função, é preciso engajá-los. Mas como fazer isso?
Você já ouviu aquela máxima de que antes de ofertar um produto para seus potenciais clientes, é preciso convencer seus funcionários a comprá-lo? Há uma justificativa muito simples para isso: além de testar seu produto e seu discurso de venda antes, se seus funcionários comprarem seu produto ou serviço as chances de eles o defenderem e venderem para seus contatos é maior. Mas se há equipes de marketing e vendas para isso, porque se importar em tornar outros colaboradores em vendedores? Veja abaixo 5 dicas de como engajar seus colaboradores para torná-los vendedores natos de seu produto.
– Promova a integração
Integrar e engajar equipes é vital para as empresas, pois faz com que os colaboradores “vistam a camisa” – dentro e fora do ambiente de trabalho – e os torna advogados da marca e promotores do seu valor, ajudando a empresa a melhorar seus resultados com marketing e vendas.
– Aposte no Employer Branding
Apesar de o employer branding ser uma prática mais comum no RH, ele impacta as vendas da organização quando é utilizado como uma estratégia de atração de talentos que já tenham um ‘fit cultural’ com a sua empresa. Assim, você pode contratar colaboradores que se tornem advogados e promotores da sua marca e de seu produto com mais facilidade.
Fortalecer a marca da sua empresa como um bom lugar para se trabalhar, que oferece desafios, possibilidade de crescimento e boa remuneração, com certeza chama a atenção de mais pessoas e fortalece a relação da sua empresa com diversos contatos externos.
– Desenvolva sua cultura organizacional
Para que um colaborador promova sua empresa e seja um reforço de vendas, representando a organização onde quer que ele esteja, é necessário que a cultura organizacional da própria empresa incentive isso.
– Faça endomarketing
Depois de identificar a cultura da sua empresa, o endomarketing digital é uma boa estratégia para trabalhá-la e fortalecê-la, principalmente na parte de promoção da empresa. Além disso, o endomarketing traz diversos benefícios para a organização, como ajudar na redução de turnover, na divulgação de benefícios, na hora de reconhecer os colaboradores e dar prêmios.
– Utilize a tecnologia como uma aliada
Um vendedor precisa de informações. Ele precisa conhecer tudo sobre a empresa e o produto para que possa promovê-los. Então, se você está pensando em transformar todos os colaboradores em vendedores, é importante que, além de engajamento, eles tenham conhecimento sobre tudo de importante na organização.
24 novembro 2016