Uma das melhores fontes de referência com certeza é o mundo a nossa volta, isso já foi percebido pelos grandes artistas e criativos de todas as áreas. Dentro do design e uma social media não é diferente, é extremamente importante estar atento à tudo que acontece a nossa volta para poder de alguma forma encontrar referências criativas para nossos projetos. Confira algumas dicas para ajudar no seu repertório de ideias e caminhos criativos:
Observe e colecione
Procure adquirir o hábito de ser observador e principalmente de colecionar qualquer coisa que lhe chame a atenção por algum motivo e que por ventura possa vir a ser uma fonte de inspiração.
Não importa de que forma você irá fazer isso, se fotografando, desenhando no seu sketchbook ou caderno de anotações, guardando impressos em uma caixa etc. O importante é observar e colecionar esses elementos criativos que nos cercam e que não estão unicamente na internet.
Leia muitos livros
A leitura é uma das melhores práticas para incentivar a criatividade, se você não costuma ler livros comece a rever essa atitude e que procure ler com uma certa regularidade.
Leia. Viaje. Leia. Pergunte. Leia. Aprenda. Leia. Conecte-se. Leia – Erik Spiekermann
Esteja aberto a novas experiências
Participar de novas experiências permite que você passe a ver o mundo (pelo menos pequenas partes dele) com outros olhos. As novas experiências podem ser coisas simples como provar um prato diferente no restaurante que você frequenta, assistir um filme que você ainda não viu ou simplesmente ir para casa por um caminho diferente.
Experimente possibilidades
Ao desenvolver um projeto não se conforme com a sua primeira ideia, utilize muito do seu tempo para experimentar novas soluções e buscar novos caminhos, experimente e risque bastante para fazer com que as ideias óbvias deixem logo a sua mente e abram espaço para outras ideias.
Quem é Erik Spiekermann? É um tipógrafo e designer gráfico alemão. Arquiteto da informação, typedesigner e autor de vários livros e artigos sobre tipografia, Erik Spiekermann é internacionalmente reconhecido por seu trabalho.