Sabemos que quando o assunto é criar alguma coisa para os nossos clientes, a criatividade é algo fundamental. Mas quando nos acostumamos com as coisas que o cliente gosta, é bem normal que a gente acabe deixando a inovação um pouco de lado. Afinal de contas, a mesma ideia sempre tem chances de ser aprovada.
Por mais que, hoje em dia, os produtos e serviços estejam ganhando aspectos semelhantes devido à facilidade no acesso às informações, esquecer que cada produto e serviço têm a sua diferença pode ser um erro fatal. Pense assim: cada marca trabalha para diferenciar seu produto. Por isso, os profissionais de comunicação precisam explorar essas diferenças. O produto que você está promovendo precisa se sobressair no mercado, e para obter tal resultado, nada melhor do que apostar no melhor benefício que a marca oferece para o consumidor.
Vamos pensar em exemplos: Steve Jobs atuou diretamente no desenvolvimento dos equipamentos da Apple, fazendo com que a marca se sobressaia até hoje com sua linha de produtos, que mesmo sendo comuns, são conhecidos como os melhores no ramo da tecnologia. Na hora de comunicar ao mundo, a estratégia não foi outra além de apostar nos principais diferenciais dos produtos. Outro grande exemplo vem da marca de pescados enlatados Gomes da Costa, que usou o principal diferencial como tema de uma campanha. A marca fez questão de reforçar seus principais atributos, desenvolvendo seu posicionamento com base nos produtos, que são livres de conservantes. Um dos objetivos foi levar a campanha para o lado emocional, fazendo jus à assinatura “Naturalmente”, que fez todo sentido a partir do produto.
Explorar os diferenciais do seu cliente, pode até te livrar dos momentos de bloqueio criativo. Procure sempre inovar suas ideias com base nos principais diferenciais do seu cliente. Diferenciais sempre trazem resultados!
Fonte: Mundo do Marketing.