Já falamos aqui sobre a mudança de algoritmo do Instagram, que fará com que as publicações que aparecem na nossa timeline do aplicativo deixem de ser mostradas por ordem cronológica e passe a ser mostrada por ordem de interesses de cada usuário. Por esse motivo, os conteúdos elaborados para esta rede social precisam ser perfeitamente arquitetados, para que consiga engajamento, e consequentemente, a relevância que nós tanto precisamos!
- Faça rascunhos!
Antes de tudo, seus textos precisam ser devidamente escritos e corrigidos. Antes de fazer a programação/publicação, procure fazer um breve rascunho em alguma outra plataforma, como o bloco de notas, por exemplo. Isso te ajuda a ganhar uma noção de tamanho de texto, além de impedir que, na pressa, você acabe fazendo um post com alguma palavrinha errada. - Não encha linguiça
Devemos manter em mente que o Instagram é uma rede social que exige rapidez. Raramente um texto longo ganha a atenção dos usuários da rede, fazendo com que você corra sempre o risco de perder engajamento na postagem. Por isso, quanto mais resumido for o seu texto, mais leitura ele terá. - Invista nas interações / Call to action
Nunca esqueça que seu texto será direcionado para um público específico. Fazer um post em qualquer rede social você estará falando milhares de pessoas que seguem seu perfil. Uma dica legal é terminar alguns textos com algum tipo de pergunta, como “O que você achou desta postagem?”. Esta técnica faz com que seus seguidores realmente se sintam importantes. Afinal de contas, a marca quer saber a opinião dele. - Use hashtags, mas não abuse.
Não há como negar que as hashtags possuem um baita peso na hora de jogar a postagem na rede. A técnica de marcação de palavras é boa e sempre traz bons resultados. Mas, atenção: não abuse tanto dos jogos da velha. Postagens com muitas hashtags faz com que alguns usuários torçam o nariz por acabar dando a impressão de que você está atrás de atenção. Ao escolher suas hashtags, use as principais palavras da sua postagem, como o próprio assunto, por exemplo. Isso, com certeza, evita que você dê “Closes errados”. - Não se esqueça dos emojis
Você consegue sentir a diferença de “peso” entre um post com emojis e um post sem emojis? Seguindo a mesma lógica das hashtags (moderação), utilizar emojis no seu texto tem diversos benefícios. Visualmente falando, ele fica mais confortável, mais apresentável, chama mais atenção e ainda faz com o que seu cliente se sinta mais próximo da marca. - Não seja tão sério.
Não importa o quão séria seja a sua marca. Investir em alguns assuntos que te deem a liberdade de ser mais descontraído conta muitos pontos. A lógica é bem simples: A maioria das pessoas que estão navegando pelo Instagram está “esfriando a cabeça”. Dificilmente conteúdos sérios atrairão a atenção desses “navegantes” que querem se divertir um pouco.
Fonte: Revista Wide.