A ideia de boa parte da população brasileira é que o melhor caminho para a estabilidade financeira é ter um imóvel próprio como forma de fugir do aluguel.

Além disso, muitos confiam na compra de imóveis ou terrenos como um bom investimento a longo prazo.

Logo, não é difícil entender porque existem tantas construtoras, imobiliárias e outras empresas voltadas para esse mercado no país.

O problema é que com isso aumenta também a concorrência, e se torna essencial encontrar uma forma de se diferenciar.

 

O que é marketing imobiliário?

Marketing é, por definição, uma forma de identificar desejos não realizados e explorar o potencial de um nicho de mercado.

Entre as suas características, a mais comum é naturalmente a atração de pessoas que poderão se tornar clientes em breve.

Então, marketing imobiliário nada mais é que saber o que seus clientes desejam e precisam, a fim de criar uma experiência de compra mais interessante para eles.

Parte fundamental do marketing imobiliário é o relacionamento com o público, algo que vamos abordar a seguir.

 

Por que o relacionamento com o público é peça-chave no marketing imobiliário?

Se tivesse de trocar o termo marketing imobiliário por qualquer outro, teria de ser por marketing de relacionamento. Afinal, é em torno disso que gira o trabalho no ramo de imóveis.

E sabe por que manter uma boa relação com seu público é tão importante para conquistar clientes? Podemos considerar pelo menos 3 fortes razões:

 

A concorrência é forte

O primeiro fator a levar em conta para investir pesado no relacionamento com os interessados é que a concorrência é muito forte.

Além das opções de imóveis tradicionais, novos conceitos de moradia estão surgindo, influenciados pela cultura internacional e até pela economia compartilhada que cresceu muito nos últimos anos.

Diante disso, o relacionamento se torna mais importante do que nunca para ganhar a confiança e, por sua vez, a preferência de um potencial comprador.

 

O investimento costuma ser alto

Comprar um imóvel envolve um investimento alto e, nesses casos, mesmo que o custo-benefício seja excelente, o potencial comprador vai buscar todo tipo de garantia extra que possa encontrar.

A principal delas é certamente um bom relacionamento com a empresa e os profissionais envolvidos na negociação.

Qualquer problema nessa etapa do processo de compra pode acender um alerta para o cliente, e até fazê-lo desistir do investimento.

 

A compra de um imóvel envolve objetivos de vida

Além das altas cifras, não podemos nos esquecer de que geralmente existe um componente emocional muito forte na compra de imóveis.

Para muitos, é o primeiro (e talvez único) imóvel, o lugar onde pretendem viver com a família por muitos anos e criar uma história feliz.

Para outros, significa um investimento para o futuro, e ninguém gosta de perder dinheiro com investimentos fracassados.

Assim, seja qual for o seu nicho e quem forem seus clientes, investir em um relacionamento próximo é indispensável para que seu planejamento de marketing imobiliário dê certo.

 

9 passos para fazer marketing imobiliário com sucesso

O marketing imobiliário gira em torno do relacionamento, nada melhor que criar uma estratégia que promova a aproximação com seu público e estabeleça confiança na capacidade da sua empresa de oferecer o melhor serviço.

Essa missão leva tempo e não pode ser concluída a menos que você esteja disposto a seguir os passos a seguir com dedicação.

Em outras palavras, não existem atalhos, é preciso se comprometer e aplicar as técnicas mostradas, até porque elas já foram comprovadas por muitos outros.

Veja o que você precisa para se dar bem com o marketing imobiliário:

 

  1. Tenha um site preparado para conversão

O primeiro passo é ter um site preparado para converter visitantes em leads, ou seja, clientes em potencial, e mais tarde converter também esses leads em clientes.

Para isso, é importante que o site tenha uma navegação simples e objetiva, além de ser adaptável a vários tamanhos de tela para oferecer uma boa experiência em aparelhos móveis.

O site é o canal exclusivo para se comunicar com seu público e ajudá-lo a enxergar valor nos seus serviços, e você terá controle total sobre a mensagem a ser passada.

  1. Utilize o método Inbound no seu processo de vendas

Inbound Marketing é uma metodologia criada para gerar valor desde o primeiro contato com uma pessoa, e fazer com que ela se torne não apenas cliente, mas defensora da marca.

Esse método consiste nas seguintes etapas:

  • atrair visitantes (para seu site, blog, etc.);
  • converter esses visitantes em leads;
  • fechar vendas;
  • transformar os clientes em promotores da marca.

Utilizar essa metodologia no seu processo de vendas vai tornar o processo de venda de imóveis muito mais fácil e eficiente.

  1. Produza conteúdo para se tornar autoridade

Quem deseja comprar um imóvel certamente tem dúvidas muito pertinentes, e vai buscar sanar essas dúvidas online.

É aí que a sua empresa deve aparecer como figura de autoridade, por meio de conteúdo relevante e prático para a sua persona.

Por exemplo, você pode produzir materiais com:

  • dicas para ajudar seu público a escolher a melhor localização para comprar um imóvel;
  • explicações sobre que tipo de imóvel é mais indicado para o perfil de cada pessoa;
  • esclarecimentos sobre impostos e declaração de bens no imposto de renda;
  • entre outros.

E não se limite só aos tradicionais artigos escritos. Você pode produzir vídeos, podcasts, infográficos e diversos outros tipos de posts para engajar e informar sua persona.

  1. Marque presença nas redes sociais

Existe uma grande diferença entre estar presente e marcar presença, e marcas que desejam conseguir resultados reais com as redes sociais precisam pertencer ao segundo grupo.

Para fazer isso, compartilhe os materiais que produz para o seu blog, além de produzir conteúdo específico para cada uma das redes em que estiver presente.

Para fazer sucesso nas redes sociais, tenha em mente que o caminho não é falar sobre o quanto seu novo empreendimento é vantajoso ou como as condições de financiamento são boas.

Em vez disso, descubra quais são os assuntos que mais interessam ao seu público e crie discussões em torno deles.

  1. Pense como o seu público-alvo

O que conquistaria você caso estivesse buscando comprar um imóvel? Essa pergunta simples pode ajudar muito na criação de campanhas específicas ou definição de táticas a usar.

Por exemplo, o marketing de realidade virtual cria uma experiência muito mais imersiva, e poderia ser usado para demonstrar como um imóvel que ainda está na planta ficaria depois de pronto.

Um vídeo como visão de 360° do ambiente também ajudaria a conquistar o interesse de muitos visitantes antes mesmo de visitarem um estande de vendas ou o local do empreendimento.

  1. Crie um programa de recomendações

O famoso “boca a boca” sempre foi considerado uma das principais formas de marketing existentes, e com bons motivos. Com certeza vale a pena se aproveitar disso também no marketing imobiliário.

A melhor forma é por criar um programa de recomendações, que facilite e até recompense os clientes que indicarem possíveis interessados a você.

O aval de um amigo ou conhecido conta muito nas decisões de compra, especialmente quando se trata de algo tão importante quanto uma casa ou apartamento.

  1. Use plataformas imobiliárias

Já existem várias plataformas imobiliárias e portais voltados para a compra e venda de imóveis, muitos feitos pensando justamente em criar uma negociação direta entre empresas e clientes.

Então por que não aproveitar para marcar presença também nesses portais? Eles atraem muito tráfego qualificado e já pronto para a compra, são fáceis de usar e possuem ferramentas úteis.

Alguns dos principais portais são:

  • VivaReal;
  • ZAP Imóveis;
  • Imovelweb;
  • Lugar Certo.
  1. Analise os resultados conquistados

Analisar os resultados é um dos principais requisitos do marketing, pois sem isso é simplesmente impossível saber como a sua empresa está se saindo em atrair e converter clientes.

Existem diversas métricas que podem ser usadas para determinar o desempenho da sua estratégia de marketing com extrema precisão.

Por isso, selecione as mais relevantes de acordo com seus objetivos e as observe por um tempo razoável, até obter dados suficientes para tirar conclusões precisas.

  1. Revise sua estratégia e se evolua sempre

Por último, é hora de reverter os dados que coletou com a análise feita no passo anterior e revisar o que está dando certo ou errado na sua estratégia.

A ideia é que você sempre evolua em seus esforços de identificar os problemas e desejos do público e oferecer algo que seja relevante para ele.

O resultado disso será que a sua empresa conseguirá se manter sempre forte, fazendo uso das melhores técnicas de marketing e vendas.

Sem dúvida, implementar o marketing imobiliário vale a pena. A sua empresa terá uma marca forte e será considerada como autoridade no mercado, o que resultará em aumento das vendas de forma consistente, não apenas por pouco tempo.

 

FONTE: Marketing de Conteúdo