Talvez você não dê tanta importância para os “exercícios de mão” que nós devemos fazer frequentemente, mas se você é daqueles que trabalha digitando e escrevendo, com certeza já sentiu pequenas dores ou incômodos devido ao excesso de esforço feito através das mãos. E para amenizar esse tipo de incômodo, basta seguir as dicas que nós trouxemos para você! Confira abaixo:
- Alongamento de agarrar
O alongamento de agarrar trabalha os dedos no mesmo movimento como quando você agarra um objeto. Este exercício reduz as chances de seus dedos ficarem feridos de digitar ou segurar uma caneta ou lápis ou outros materiais. Para executa-lo, abra seus dedos e, em seguida, dobre a primeira e a segunda juntas de seus dedos e o polegar. Não dobre a terceira junta que liga o dedo à palma da mão. Mantenha o alongamento por 10 segundos. Seu pulso deve permanecer em uma posição neutra, em linha reta.
- Aperto da oração
Esse exercício é bem simples. Tudo o que você precisa fazer é pressionar as palmas de suas mãos, uma contra a outra, mas de modo firme. Abaixe suas mãos até a altura da cintura (ou até onde você conseguir ficar com as mãos nessa posição sem sentir dor) e mantenha a pose fixa por 10 segundos antes de soltar.
- Puxar os dedos
Este é o exercício ajuda a prevenir lesões por esforços de repetição e comumente é indicado por massoterapeutas. Para fazer este exercício, abra os dedos de sua mão e segure a ponta de um dedo com a outra mão. Dê a cada dedo e o polegar um leve puxão para frente, para trás e para cada lado, apertando a musculatura como uma massagem para os dedos enquanto faz isso.
- Alongamento para os dedos
Um bom exercício de alongamento para os dedos é coloca-los em uma superfície plana como uma mesa, por exemplo, e separar os dedos o máximo que você conseguir. Depois de separados, mantenha-os nessa posição por 10 segundos.
- Bolinhas de Papel
Já que os braços e antebraços são responsáveis por boa parte dos movimentos que você faz com os dedos, nada mais justo que exercita-los também. E uma ótima maneira é utilizar uma folha de papel para que você possa amassá-la o máximo que puder com cada mão, na intensão de criar bolinhas de papel. Brinque de se exercitar com a bolinha por pelo menos 15 segundos.
Segurando as mãos
Para finalizar a sessão de exercícios, use um dos exercícios mais comuns. Mantenha sua mão reta e estenda o seu braço para frente do seu corpo. Com a outra mão puxe a palma da mão esticada para trás enquanto você continua esticando sua mão para frente. 10 segundos nesta posição já pode ser o suficiente.