A pior coisa do bloqueio criativo é saber que ele é bastante comum e frequente para quem precisa colocar a cabeça para funcionar diariamente, seja por questões de trabalho ou por qualquer outra que seja. Mas, assim como qualquer outra habilidade, a criatividade também pode ser exercitada. Quer ver só? Confere aqui as nossas dicas:
1 – Esqueça um pouco do seu e-mail.
O hábito de mandar e-mails para a maioria das coisas costuma ser bem forte em situações como essas. Mas o que você acha de experimentar uma coisa diferente? Por exemplo, caminhar até a mesa de um colega e conversar sobre algumas ideias juntos, que por e-mail, vocês levariam horas para chegar a alguma conclusão. Levantar a voz para perguntar algo simples também vale, e ainda te faz ficar mais familiarizado com o ambiente.
2 – Reuniões curtas aumentam a produtividade.
Quanto mais rápido você conseguir passar as informações para aqueles que estão se reunindo com você, mais rápido será o processo de produção. É uma coisa bem lógica, mas muita gente nunca, se quer, pensou por esse lado.
3 – Mantenha o dialogo.
Por mais que você chegue a parecer um pouco inquieto, manter as conversações fluindo é muito importante, tanto para criatividade, como situações mais práticas. Em uma conversa com clientes, por exemplo, lembre-se de que você estará competindo com smartphones, wi-fi, milhares de notificações, mesmo que o assunto seja muito importante. Em situações assim, procure atrair o máximo de atenção do cliente para que ele se mantenha engajado na conversa.
4 – Desopile um pouco.
Fala sério! Com 10 horas de trabalho contínuo, uma hora a sua cabeça vai bugar. O que é bastante normal depois todo o esforço sem pausa. Fazer uma pausa durante o seu expediente não é nenhum crime e ainda te ajuda a manter as ideias mais frescas. Saia um pouco da frente do computador, experimente um lanche mais reforçado, permita-se dar uma volta e lembre-se de que hora-extra não é mais importante que sua produtividade.
5 – Dê crédito às opiniões alheias.
Quando o bloqueio criativo apertar não se envergonhe de pedir ajuda. Já parou pra pensar que quem olha de fora tende a ter ótimos insights sobre determinado assunto que você está quebrando a cabeça? A grande vantagem desta dica é que as pessoas nem precisam ser entender de tudo o que você está fazendo para te dar uma dica legal!
Fonte: Nômades Digitais