Para aumentar as chances de sucesso, a marca deve alinhar seus objetivos à visão do influenciador e às expectativas do público. A tendência mais empolgante que atingiu a publicidade nos últimos anos são os influenciadores das redes sociais. De acordo com um estudo da Ipsos, 95% dos profissionais de branding acreditam que a interação entre marcas e influenciadores digitais é importante.
Diferentemente de um comercial que vem de um estúdio de produção, cada criador de conteúdo atua como sua própria linha de distribuição e produção. Isso dá às marcas uma grande oportunidade de atingir um milhão de views e estabelecer um programa que alcança esse número semanalmente ou mensalmente com uma variedade de criadores.
Mas como qualquer categoria emergente na publicidade, as marcas devem ter cuidado ao aderir a essa abordagem para aumentar suas chances de sucesso. Veja as quatro regras para executar campanhas com influenciadores de sucesso:
Evite one-hit wonders
Em 2010, muitas marcas criaram vídeos virais com conteúdo limitado. Hoje, estão inclinadas a fazer vídeos com pessoas com muitos seguidores nas redes. Mas a história nos mostra que essa abordagem não entrega um alcance amplo de maneira fácil. One-hit Wonders desaparecem e se perdem no tempo, resultando em campanhas com desempenho abaixo do esperado.
Empodere o conteúdo, não o perturbe
Influenciadores têm uma audiência por conta de seu conteúdo e estilo criativos e únicos. Segmentar uma audiência que combine com sua marca, em vez de focar inteiramente o estilo de um influenciador é o primeiro passo para conseguir escala com um programa de influenciador. Deixe que o influenciador seja o diretor criativo. Eles constroem e conhecem seu próprio público, são os melhores em comunicar a mensagem da sua marca para aquela audiência.
O processo importa
Criar um número alto de conteúdo demanda um nível de simplicidade e padronização. Os objetivos da marca precisam ser digestíveis e traduzíveis para vários influenciadores. Especificamente, procedimentos protegem a marca de evitar que sejam publicadas peças que fujam às expectativas. Requerimentos que são fáceis de entender permitirão ótimas integrações entre vloggers, gamers, blogueiras de beleza, etc.
Saiba como divulgar
A relação entre marca e criador do conteúdo deve estar clara na peça. Tenha certeza de que o influenciador entende a obrigação por meio de um documento separado do contrato e que descreva as expectativas da divulgação.