Aí você começa a sua apresentação de Brand e… vish, esqueceu de tudo. E agora, gente? O que é que faz pra disfarçar enquanto você não lembra o que queria explicar para o cliente sem que ele perceba que você está com um buraco na memória? Talvez uma das nossas dicas possa te ajudar! Confere só:

 

  1. Repetição: Sabe aquela coisa de memória a curto e longo prazo? As memórias de curto prazo podem se tornar memórias longo prazo na base da repetição. Depois que a sua apresentação estiver pronta, não poupe esforços em ler e reler quantas vezes for necessário para que isso te ajude a lembrar dos pontos principais com facilidade.

 

  1. Palavras chave: E o que você acha de definir palavras que te ajudem a não esquecer em que parte da apresentação você está? Todo seu discurso mostrará um processo, então, nada melhor procurar essas palavrinhas para servir de “checkpoint” para cada ponto.

 

  1. Visualização: 65% das pessoas são aprendizes visuais. Isso quer dizer que, quanto mais imagens melhor. E essa informação pode ser importante para o seu treino: escolha gatilhos visuais para facilitar a lembrança – não só a sua, mas a da sua plateia. De acordo com o princípio de codificação, um apresentador que utiliza imagens em seus slides tem melhores chances que a sua plateia lembre-se da sua apresentação. Por isso, aposte nas imagens!

 

  1. Não se prenda nos slides: Provavelmente na época da escola, você abominava aquele tipo de apresentação na qual os integrantes da equipe apenas liam o que estava escrito nos cartazes, fazendo daquilo o discurso de apresentação. Durante uma apresentação, se policie ao máximo para não cometer este mesmo erro. Seu slide deixa sua apresentação bem mais chamativo e elegante, mas não esqueça que tudo o que você disser terá um peso bem maior.

 

  1. Encare tudo como uma conversa entre amigos: Ao contrário do que muitos pensam aquele nervosismo por se preocupar com a reação do seu cliente é bastante comum. Mas isso pode ser vencido de uma maneira bem fácil: encare o seu cliente como um amigo ou um colega de trabalho. Procure fazer com que vocês fiquem bem à vontade enquanto estiverem no processo de explicação. Você vai reparar que assim o nervosismo e a ansiedade desaparecem rapidinho!

 

  1. Ensaie um pouco: E por que não apresentar para você mesmo na frente do espelho. Depois de conferir se está tudo ok com a sua apresentação, tire um tempo assim que possível, e apresente tudo para você mesmo. Mantenha na mente a seguinte pergunta: eu estaria convencido por minha própria apresentação? Com esta técnica você ganha mais segurança sobre o que vai apresentar, e depois de se tornar um hábito, você desenvolve um olhar crítico a respeito de suas próprias criações.