pexels-photo-52608

A gente sabe que bloqueio criativo não favorece ninguém. A pior parte desse momento é saber que ele é mais comum do que muita gente imagina. As ideias não saem, os textos não fluem, as artes não ganham andamento… Então, vem cá seguir nossas dicas pra mandar seu bloqueio criativo para bem longe!

  1. Reconheça o seu bloqueio criativo: Por mais chato que seja um bloqueio criativo, precisamos reconhecer quando ele acaba fazendo uma breve morada em nossas mentes. Esse é o primeiro princípio para a mudança de situação porque faz se sinta e se veja em uma espécie de ponto de partida.
  2. Relaxe: É que tudo faz parte de um processo. Nem adianta tentar brigar com a sua mente na tentativa de extrair algo dela a força. Quanto mais você se estressar, mais a sua mente se fecha, impedindo que suas ideias voltem a fluir livremente outra vez. Então, anota aí: Depois de reconhecer seu bloqueio criativo, respire fundo e relaxe.
  3. Evite a saturação: A coisa mais comum em momentos de bloqueio criativo é se pegar encarando a tela do computador por um bom tempo. Se você está nessa de tentar fazer a coisa acontecer sem ter nem um pouquinho de sucesso, experimente para um pouco e fazer outras coisas. Isso ajuda a distrair a sua cabeça e ainda te dá possibilidade de a ideia perfeita aparecer enquanto você está ocupando a mente com alguma outra coisa.
  4. Varie os ambientes de trabalho: Tá certo. Não é todo mundo que tem a possibilidade de trabalhar no “modo externo”. Mas se você é um desses privilegiados que podem levar o notebook para trabalhar em outros cantos, por exemplo, experimente fazer isso de vez em quando. Um ambiente diferente pode influenciar bastante no seu foco, na sua concentração, e principalmente, na sua criatividade.
  5. Pratique exercícios: Parece meio clichê, né? Mas falando sério, praticar exercícios não oferece benefícios para a sua saúde física, oferece para a saúde mental também. É aquela coisa de seu corpo liberar endorfina, aquele famoso “hormônio da alegria”. Geralmente, com a liberação desse hormônio, você ganha sensações de leveza e dever cumprido, o que pode te levar a pensar em outras coisas com mais calma.
  6. Tenha vida social: SIM, tirar um tempo para curtir seus amiguinhos também é importante. Antes de qualquer coisa, lembre-se de que você não é uma máquina. Cuidar da sua vida social é importante para manter sua mente saudável. Isso, além de evitar que seus bloqueios criativos sejam constantes te torna mais criativo, já que você vai estar bem leve para focar no que realmente precisa do seu foco.
  7. Procure algo que te faça rir: Essa é uma lógica bem simples: quem não se sente mais leve depois de dar boas gargalhadas? Sendo assim, nada mais justo que procurar coisas que nos façam rir muito nas horas em que suas ideias estiverem escarças. E se você ainda não se lembrou de nada que te faça rir, que tal abrir o YouTube e procurar alguns vídeos engraçados como este aqui? https://goo.gl/pfByxl
  8. Estimule sua criatividade: Procurar manter a sua bagagem criativa sempre atualizada pode te poupar de muitos esforços para conseguir desenrolar o seu processo “empacado”. Use tudo o que você puder para estimular sua cabeça, como livros, filmes, séries, revistas, assuntos virais, entre outras coisas. Procure estar antenado. Isso sempre aumenta sua bagagem e, consequentemente, acaba te dando uma ótima ajudinha.
  9. Suas anotações são importantes: Sabe aquele rabisco que você fez por alguma ideia que acabou não usando? No lugar de jogar fora, guarde o rabisco. Essa ideia descartada em outra hora pode se encaixar facilmente em outra situação.
  10. Não se envergonhe em pedir ajuda: Ter um bloqueio criativo não é nenhum problema pra ninguém e acontece até nas melhores agências. Se você estiver com dificuldades para desenvolver uma ideia ou não conseguir ter ideia nenhuma, não se envergonhe e peça ajuda. Alguém que está com a cabeça um pouco mais fria do que a sua pode te dar soluções que você ainda não pensou porque está com a cabeça quente. Experimente deixar a vergonha de lado.